8 set

Como organizar uma mudança internacional?

 

A Transworld cuida de todo processo de sua mudança internacional facilitando a sua vida.  Existem vários detalhes e cuidados a serem tomados, uma boa organização prévia nessas horas faz tudo ficar mais fácil.

A seguir daremos algumas dicas para você que quer realizar este processo com tranquilidade.

1) O que é permitido levar em uma mudança internacional?

  • Veículos

Aqui temos duas situações: não é permitida a entrada de veículos no Brasil, mas é permitida a sua saída para outros países, salvo algumas exceções para pessoas com cargos específicos como diplomatas e embaixadores.

  • Equipamentos

Você pode levar seus equipamentos elétricos ou eletrônicos em uma mudança internacional. Porém não pode despachar itens em

excesso, ou seja, tudo o que você for levar deve ser para uso próprio e não caracterizar comércio ilegal. Não faria sentido uma pessoa despachar 10 televisões para uma mudança internacional, mesmo que esta tenha esposa e filhos.

2) Arrumando a bagagem

A hora de separar os itens que vão ser despachados para outro país é bastante crítica e se não for feita com calma e antecedência pode virar uma verdadeira dor de cabeça. Mas por que este processo é tão importante? É ele que vai evitar que seus pertences sejam extraviados ou danificados, ou pior ainda parados pela fiscalização podendo atrasar sua viagem.

Para facilitar a sua vida e de quem vai conferir os seus itens nos aeroportos, utilize caixas de papelão padronizadas e principalmente identificadas. O ideal é que você separe os objetos que vai colocar dentro delas por ambiente e tipo de produto. Assim vai ficar mais fácil para você fazer a sua lista de pertences que será utilizada em caso de extravios e conferências.

Esta declaração de bens pode ser bem genérica, não precisa entrar no detalhe de cada item, mas deve indicar o que tem dentro de cada caixa. Por exemplo: caixa 01 roupas, caixa 02 utensílios de cozinha, caixa 03 livros, e assim por diante. Depois você vai precisar indicar um valor total para todos os pertences, caso alguma caixa seja perdida pela companhia. Não precisa ser o valor correto, mas sim uma estimativa aproximada. (a Transworld irá te ajudar com este documento)

Você deverá imprimir, assinar todas as folhas e reconhecer em cartório esta declaração de bens. Será um dos documentos que você vai precisar ter em mãos até o final de todo o processo, junto outros que explicaremos na sequência.

Não se preocupe com o máximo de caixas a fazer, pois não existe um limite. Existe a necessidade de estarem todas identificadas e estarem nesta lista.

3) Comprovante de residência

Se você está voltando para o Brasil, poderá ir ao consulado brasileiro no país onde reside e solicitar uma declaração de residência consularizada. Este documento indicará que você já residia no Brasil e vai agilizar a comprovação quando chegar no país.

Mas para que isto tenha validade, você precisa comprovar que tem uma residência vigente, pode ser por meio de alguma conta.

Tire um xerox autenticado de seu passaporte e não jogue fora o seu bilhete de passagem. Eles poderão ser requisitados pela aduana ou em qualquer outro momento.a de água, luz, telefone, etc. Ou então apresentar uma declaração reconhecida em cartório, feita por algum parente que vai lhe receber como hóspede.

Fale com um representante da Transworld e cuidaremos de tudo desde a retirada de suas coisas na sua casa até a entrega em sua nova moradia.

Desde 1985 Mudando o seu mundo.

Comentários

Deixe uma resposta